Avançar para o conteúdo principal

MULTIMÉDIA


Bom dia Pessoal! Entramos agora numa nova unidade de estudo das TIC.

O conceito de Multimédia apresenta uma grande abrangência. Etimologicamente é apresentada como a utilização de múltiplos meios. Para tecnologia, na sua essência, também. A multimédia é assim a utilização de diversos meios (texto, imagens, vídeos, animações, gráficos ou audio) para o seu armazenamento ou divulgação. É assim a combinação desde tipos de média que nos permitem não só armazenar, como transmitir e criar uma nova experiência para o utilizador.

"Um tipo de média especifica uma representação, isto é, uma estrutura de dados para armazenar informação, e um conjunto de operações que podem ser aplicadas sobre essa estrutura."

Os diferentes tipos de média podem ser classificados quanto à sua natureza espácio-temporal em:



  • Estáticos: 
A sua informação não se altera ao longo do tempo, depende apenas da sua dimensão espacial.
Dentro destes tipos média temos os Textos (sintetizados a partir de processadores ou editores de texto) que são hoje em dia a forma mais comum de divulgar uma mensagem ou as Imagens (tipo bitmap) e os Grafismos (tipo vetorial) que permitem uma divulgação mais inovadora da mensagem.


  • Dinâmicos:
Os tipos de media estáticos, discretos ou espaciais, agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e
gráficos.
 Quanto à sua origem:


  • Capturados: aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a imagem.


  • Sintetizados: aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.

Também é necessário saber que existem duas maneiras diferentes de divulgar os conteúdos multimédia: 
  • Online - disponibilidade do uso imediato dos conteúdos de multimédia através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes ou através de monitores ligados a computadores capazes de armazenar dados em disco.



  • Offline - divulgação é efetuada através de suportes de suportes de armazenamento.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

CorelDraw III

Deixamos convosco mais alguns trabalhos realizados ao longo da ultima semana.

"A COR está presente em tudo o que observamos"

Bom dia pessoal! Hoje iremos abordar o que é a cor para as TIC como também para o ser humano. De facto para ambos a cor trata-se de uma forma de representação de informação. Assim,  A resolução de uma imagem é a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o número de píxeis por polegada, ppi (pixels per inch). A resolução da imagem pode também ser definida, de forma imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de píxeis por linha e por coluna. A resolução para além de representar a qualidade ou nível de detalhe de certa imagem ou dispositivo de exibição, determina também o tamanho de um ficheiro. product.corel.com  "A profundidade da cor indica o número máximo de cores que uma imagem pode conter. A profundidade da cor é determinada pela  profundidade de bits  de uma imagem (o número de bits binários que definem o tom ou a cor de cada pixel em um bitmap). " Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessári...

INTERATIVIDADE e REALIDADE AUMENTADA

Mais uma vez, foi-nos proposta uma nova tarefa. Hoje vamos pesquisar acerca do conceito de Interatividade e de Realidade Aumentada. Logicamente, estes conceitos não são inteiramente novidades para nós, por essa razão decidimos ir um bocadinho mais longe e testar por nós próprios. A interactividade para a informática representa o grau de intervenção do utilizador no sistema informático através da introdução de dados e comandos. A realidade aumentada é representada por todas as tentativas de combinar o mundo digital com o mundo real. Este conceito ganhou assim uma importância maior na ultima década estando assim presente no nosso dia-a-dia. A forma de partilhar informações ou mesmo a forma de trabalhar e viver das pessoas mudou drasticamente através deste conceito. Para testar o que é a Realidade Aumentada decidimos usar algumas aplicações que simulam mundos aumentados.