Avançar para o conteúdo principal

MULTIMÉDIA


Bom dia Pessoal! Entramos agora numa nova unidade de estudo das TIC.

O conceito de Multimédia apresenta uma grande abrangência. Etimologicamente é apresentada como a utilização de múltiplos meios. Para tecnologia, na sua essência, também. A multimédia é assim a utilização de diversos meios (texto, imagens, vídeos, animações, gráficos ou audio) para o seu armazenamento ou divulgação. É assim a combinação desde tipos de média que nos permitem não só armazenar, como transmitir e criar uma nova experiência para o utilizador.

"Um tipo de média especifica uma representação, isto é, uma estrutura de dados para armazenar informação, e um conjunto de operações que podem ser aplicadas sobre essa estrutura."

Os diferentes tipos de média podem ser classificados quanto à sua natureza espácio-temporal em:



  • Estáticos: 
A sua informação não se altera ao longo do tempo, depende apenas da sua dimensão espacial.
Dentro destes tipos média temos os Textos (sintetizados a partir de processadores ou editores de texto) que são hoje em dia a forma mais comum de divulgar uma mensagem ou as Imagens (tipo bitmap) e os Grafismos (tipo vetorial) que permitem uma divulgação mais inovadora da mensagem.


  • Dinâmicos:
Os tipos de media estáticos, discretos ou espaciais, agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e
gráficos.
 Quanto à sua origem:


  • Capturados: aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a imagem.


  • Sintetizados: aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.

Também é necessário saber que existem duas maneiras diferentes de divulgar os conteúdos multimédia: 
  • Online - disponibilidade do uso imediato dos conteúdos de multimédia através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes ou através de monitores ligados a computadores capazes de armazenar dados em disco.



  • Offline - divulgação é efetuada através de suportes de suportes de armazenamento.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photoshop

MIT App Inventor

MIT App Inventor, também conhecido como App Inventor for Android, é uma aplicação código aberto originalmente criada pela Google, e atualmente mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicativos de software para o sistema operacional  Android . Ele usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android. Ao criar o App Inventor, o Google se valeu de pesquisas significativas prévia em informática educativa, bem como o trabalho feito dentro do Google em ambientes de desenvolvimento on-line. A plataforma App Inventor ainda é muito instável e amadora, focada e desenvolver apenas aplicativos para pesquisas escolares, impossibilitando o desenvolvimento de qualquer aplicativo profissional. Wikipedia Ao longo deste período aprendem

Projetos do CorelDraw

Durante as ultimas três aulas estivemos a realizar dois projetos, um sobre a igualdade de géneros e outro sobre o logótipo da nossa escola. Igualdade de Géneros: Logótipo da Escola: