Avançar para o conteúdo principal

MULTIMÉDIA


Bom dia Pessoal! Entramos agora numa nova unidade de estudo das TIC.

O conceito de Multimédia apresenta uma grande abrangência. Etimologicamente é apresentada como a utilização de múltiplos meios. Para tecnologia, na sua essência, também. A multimédia é assim a utilização de diversos meios (texto, imagens, vídeos, animações, gráficos ou audio) para o seu armazenamento ou divulgação. É assim a combinação desde tipos de média que nos permitem não só armazenar, como transmitir e criar uma nova experiência para o utilizador.

"Um tipo de média especifica uma representação, isto é, uma estrutura de dados para armazenar informação, e um conjunto de operações que podem ser aplicadas sobre essa estrutura."

Os diferentes tipos de média podem ser classificados quanto à sua natureza espácio-temporal em:



  • Estáticos: 
A sua informação não se altera ao longo do tempo, depende apenas da sua dimensão espacial.
Dentro destes tipos média temos os Textos (sintetizados a partir de processadores ou editores de texto) que são hoje em dia a forma mais comum de divulgar uma mensagem ou as Imagens (tipo bitmap) e os Grafismos (tipo vetorial) que permitem uma divulgação mais inovadora da mensagem.


  • Dinâmicos:
Os tipos de media estáticos, discretos ou espaciais, agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e
gráficos.
 Quanto à sua origem:


  • Capturados: aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a imagem.


  • Sintetizados: aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.

Também é necessário saber que existem duas maneiras diferentes de divulgar os conteúdos multimédia: 
  • Online - disponibilidade do uso imediato dos conteúdos de multimédia através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes ou através de monitores ligados a computadores capazes de armazenar dados em disco.



  • Offline - divulgação é efetuada através de suportes de suportes de armazenamento.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

MIT App Inventor

MIT App Inventor, também conhecido como App Inventor for Android, é uma aplicação código aberto originalmente criada pela Google, e atualmente mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicativos de software para o sistema operacional  Android . Ele usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android. Ao criar o App Inventor, o Google se valeu de pesquisas significativas prévia em informática educativa, bem como o trabalho feito dentro do Google em ambientes de desenvolvimento on-line. A plataforma App Inventor ainda é muito instável e amadora, focada e desenvolver apenas aplicativos para pesquisas escolares, impossibilitando o desenvolvimento de qualquer aplicativo profiss...

"Uma imagem vale mais do que 1000 palavras"

Partimos agora ao estudo do segundo tipo de média, a imagem. O termo imagem deriva do termo latino imago.  É uma representação visual de uma figura, semelhança ou aparência de um objeto, a partir de técnicas de fotografia, desenho, pintura ou video. “Uma imagem vale mais do que 1000 palavras” Uma das frases que nascem connosco. Uma imagem tanto é capaz de nos fazer reviver memórias, como de nos abrir a mente. Evidencia defeitos, qualidades de uma sociedade, ou de uma entidade. As palavras por mais fortes que sejam serão sempre dependentes do nivel de literacia de alguém ou da sua vontade. Uma imagem capta a atenção de alguém só por si. Cor A  cor  é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão d...

TEXTO

Uma   fonte tipográfica    é um padrão, conjunto de   caracteres tipográficos   com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos tipo Garamond, tipo Arial (...). É um conjunto de caracteres que podem corresponder a letras, símbolos ou números. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. A expressão  fonte tipográfica  é eventualmente usada como um sinónimo de  família tipográfica , mas isso é um engano: a família tipográfica é o conjunto de variações de determinada fonte (itálico, versalete, etc.). Uma  família tipográfica  é um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, com características e detalhes idênticos que se repetem entre todos. As  serifas  são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no final das hastes de cada letra. As famílias tipográficas  sem serifas  são conhecidas como sans-serif (“sem ser...