Avançar para o conteúdo principal

"Uma imagem vale mais do que 1000 palavras"

Partimos agora ao estudo do segundo tipo de média, a imagem.
O termo imagem deriva do termo latino imago. É uma representação visual de uma figura, semelhança ou aparência de um objeto, a partir de técnicas de fotografia, desenho, pintura ou video.


“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”

Uma das frases que nascem connosco. Uma imagem tanto é capaz de nos fazer reviver memórias, como de nos abrir a mente. Evidencia defeitos, qualidades de uma sociedade, ou de uma entidade. As palavras por mais fortes que sejam serão sempre dependentes do nivel de literacia de alguém ou da sua vontade. Uma imagem capta a atenção de alguém só por si.



Cor

cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pelas superfície e das características sensoriais dos sistemas de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência dessa mesma c
or.

A cor é relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético. 
interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipoescotópica e fotópicaFeita então esta projecção o cérebro terá que processar o que observou.
A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).




Comentários

Mensagens populares deste blogue

CorelDraw III

Deixamos convosco mais alguns trabalhos realizados ao longo da ultima semana.

"A COR está presente em tudo o que observamos"

Bom dia pessoal! Hoje iremos abordar o que é a cor para as TIC como também para o ser humano. De facto para ambos a cor trata-se de uma forma de representação de informação. Assim,  A resolução de uma imagem é a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o número de píxeis por polegada, ppi (pixels per inch). A resolução da imagem pode também ser definida, de forma imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de píxeis por linha e por coluna. A resolução para além de representar a qualidade ou nível de detalhe de certa imagem ou dispositivo de exibição, determina também o tamanho de um ficheiro. product.corel.com  "A profundidade da cor indica o número máximo de cores que uma imagem pode conter. A profundidade da cor é determinada pela  profundidade de bits  de uma imagem (o número de bits binários que definem o tom ou a cor de cada pixel em um bitmap). " Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessári...

INTERATIVIDADE e REALIDADE AUMENTADA

Mais uma vez, foi-nos proposta uma nova tarefa. Hoje vamos pesquisar acerca do conceito de Interatividade e de Realidade Aumentada. Logicamente, estes conceitos não são inteiramente novidades para nós, por essa razão decidimos ir um bocadinho mais longe e testar por nós próprios. A interactividade para a informática representa o grau de intervenção do utilizador no sistema informático através da introdução de dados e comandos. A realidade aumentada é representada por todas as tentativas de combinar o mundo digital com o mundo real. Este conceito ganhou assim uma importância maior na ultima década estando assim presente no nosso dia-a-dia. A forma de partilhar informações ou mesmo a forma de trabalhar e viver das pessoas mudou drasticamente através deste conceito. Para testar o que é a Realidade Aumentada decidimos usar algumas aplicações que simulam mundos aumentados.