Avançar para o conteúdo principal

TEXTO

Uma fonte tipográfica  é um padrão, conjunto de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos tipo Garamond, tipo Arial (...).
É um conjunto de caracteres que podem corresponder a letras, símbolos ou números. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.
A expressão fonte tipográfica é eventualmente usada como um sinónimo de família tipográfica, mas isso é um engano: a família tipográfica é o conjunto de variações de determinada fonte (itálico, versalete, etc.).
Uma família tipográfica é um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, com características e detalhes idênticos que se repetem entre todos.
As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no final das hastes de cada letra.
As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (“sem serifa” em francês).





A principal forma de diferenciação dos tipos de letra é feita de acordo com a presença ou ausência  de serifas.
Os textos com serifas são usados, normalmente, em romances pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. As letras com serifas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras.
Os tipos sem serifa valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso, já que parecem mais limpos, costumam ser usados em títulos e chamadas.

Tipos de fontes :

Os tipos de fonte são  utilizadas para reproduzir texto no ecrã e na impressão.
O tamanho de uma fonte utiliza como unidade de medida o ponto, que equivale aproximadamente a 0,3528 mm.
Existem dois tipos de fontes: bitmapped e escaladas.

Fontes bitmapped - São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. Se uma impressora não suporta as fontes bitmapped, estas não podem ser impressas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.

Fontes escaladas - São definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas e contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas. Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. Fontes escaladas: Type 1, TrueType e OpenType.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CorelDraw III

Deixamos convosco mais alguns trabalhos realizados ao longo da ultima semana.

"A COR está presente em tudo o que observamos"

Bom dia pessoal! Hoje iremos abordar o que é a cor para as TIC como também para o ser humano. De facto para ambos a cor trata-se de uma forma de representação de informação. Assim,  A resolução de uma imagem é a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o número de píxeis por polegada, ppi (pixels per inch). A resolução da imagem pode também ser definida, de forma imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de píxeis por linha e por coluna. A resolução para além de representar a qualidade ou nível de detalhe de certa imagem ou dispositivo de exibição, determina também o tamanho de um ficheiro. product.corel.com  "A profundidade da cor indica o número máximo de cores que uma imagem pode conter. A profundidade da cor é determinada pela  profundidade de bits  de uma imagem (o número de bits binários que definem o tom ou a cor de cada pixel em um bitmap). " Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessári...

INTERATIVIDADE e REALIDADE AUMENTADA

Mais uma vez, foi-nos proposta uma nova tarefa. Hoje vamos pesquisar acerca do conceito de Interatividade e de Realidade Aumentada. Logicamente, estes conceitos não são inteiramente novidades para nós, por essa razão decidimos ir um bocadinho mais longe e testar por nós próprios. A interactividade para a informática representa o grau de intervenção do utilizador no sistema informático através da introdução de dados e comandos. A realidade aumentada é representada por todas as tentativas de combinar o mundo digital com o mundo real. Este conceito ganhou assim uma importância maior na ultima década estando assim presente no nosso dia-a-dia. A forma de partilhar informações ou mesmo a forma de trabalhar e viver das pessoas mudou drasticamente através deste conceito. Para testar o que é a Realidade Aumentada decidimos usar algumas aplicações que simulam mundos aumentados.