Avançar para o conteúdo principal

Android e Smartphones

Smartphones

O avanço das tecnologias é marcado pela supremacia dos dispositivos móveis em relação aos fixos. A relação entre portabilidade e desempenho característica destes, fez com que cada vez mais o seu uso seja mais regular. Hoje em dia, os smartphones, para além de serem um meio de comunicação, são também um instrumento de trabalho, de entretenimento, de pesquisa.. 
Sendo nós cidadão do presente século, mais do que ninguém, a nossa infância e adolescência foi marcada pelo uso destes dispositivos. Por outro lado, para um uso mais profissional (como a edição de fotos) ou mais avançado (como jogos com maior detalhe), o computador tem capacidades de processamento de dados e imagens que fazem deste dispositivo também indispensável na nossa sociedade.



Android



Android Inc. foi fundada em Palo AltoCalifornia em outubro de 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears, e Chris White. 
A ideia original dos criadores era lançar um sistema inovador para câmeras digitais, porém, ao verem que o mercado não era tão amplo quanto gostariam, resolveram ir para o mercado de telemóveis. Na época, Rubin e a sua equipa ofereceram um novo meio de sistema operativo móvel, ou seja, o Open Source, baseado no Kernel Linux.

Em cima estão as diferentes versões pela qual este sistema passou.

Todas as versões do Android estão em ordem alfabética e possuem nomes de doces. As exceções ficam por conta das versões 1.0 e 1.1, que não receberam nome, sendo chamadas de Astro e Battenberg pelos usuários. Depois vieram: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop, Marshmalow, Nougat e Oreo.

O Android é o sistema operativo de telemóveis mais utilizado no mundo, e, em 2013, possuía a maior percentagem das vendas mundiais de SO móveis.


















Comentários

Mensagens populares deste blogue

CorelDraw III

Deixamos convosco mais alguns trabalhos realizados ao longo da ultima semana.

"A COR está presente em tudo o que observamos"

Bom dia pessoal! Hoje iremos abordar o que é a cor para as TIC como também para o ser humano. De facto para ambos a cor trata-se de uma forma de representação de informação. Assim,  A resolução de uma imagem é a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o número de píxeis por polegada, ppi (pixels per inch). A resolução da imagem pode também ser definida, de forma imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de píxeis por linha e por coluna. A resolução para além de representar a qualidade ou nível de detalhe de certa imagem ou dispositivo de exibição, determina também o tamanho de um ficheiro. product.corel.com  "A profundidade da cor indica o número máximo de cores que uma imagem pode conter. A profundidade da cor é determinada pela  profundidade de bits  de uma imagem (o número de bits binários que definem o tom ou a cor de cada pixel em um bitmap). " Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessári...

INTERATIVIDADE e REALIDADE AUMENTADA

Mais uma vez, foi-nos proposta uma nova tarefa. Hoje vamos pesquisar acerca do conceito de Interatividade e de Realidade Aumentada. Logicamente, estes conceitos não são inteiramente novidades para nós, por essa razão decidimos ir um bocadinho mais longe e testar por nós próprios. A interactividade para a informática representa o grau de intervenção do utilizador no sistema informático através da introdução de dados e comandos. A realidade aumentada é representada por todas as tentativas de combinar o mundo digital com o mundo real. Este conceito ganhou assim uma importância maior na ultima década estando assim presente no nosso dia-a-dia. A forma de partilhar informações ou mesmo a forma de trabalhar e viver das pessoas mudou drasticamente através deste conceito. Para testar o que é a Realidade Aumentada decidimos usar algumas aplicações que simulam mundos aumentados.